Indicação: Filme "Absorvendo O Tabu"


"Não acredito que um filme sobre menstruação ganhou um Oscar" comemorou a diretora iraniana-americana Rayka Zehtabchi de "Absorvendo o Tabu", depois que o curta-metragem ganhou o prêmio de melhor documentário no Oscar.
  
"Absorvendo o Tabu" é a indicação de hoje. Lançado pela Netflix em 2018, a obra aborda um tema tão importante e que ainda é um tabu: a menstruação. O documentário mostra o processo de implantação de uma máquina que produz absorventes biodegradáveis na Índia Rural. 

Na obra, um grupo de mulheres luta por independência financeira trabalhando com a fabricação dos absorventes ao mesmo tempo que busca a melhoria na qualidade de vida ao usar esses absorventes. Antes da chegada dessa máquina, elas usavam tecidos sujos e folhas para impedir o sangue da menstruação, o que causava infecções graves em muitas delas.

Apesar de tratar sobre temas sérios, a saúde e a independência financeira dessas mulheres, o documentário tem um tom engraçado em alguns momentos e é muito emocionante. É trágico saber que ainda hoje a menstruação é um tabu e que muitas mulheres não tem acesso à condições básicas de higiene, mas é incrível ver a força dessas mulheres em implantar a máquina e fazer dar certo para melhorar a qualidade de vida delas. 

Eu me emocionei muito com o documentário e indico pra todo mundo que acredita na igualdade de gênero e na integração dessas mulheres tão marginalizadas nas sociedades patriarcais e machistas. É muito menos complicado reivindicar direitos quando se é uma mulher branca no Ocidente, mas pra muitas mulheres negras no Oriente até o direito e acesso à absorventes ainda é uma luta. 

Com apenas 26 minutos, o filme faz refletir muito e é um choque de realidade pra quem vive numa bolha. Se assistir, manda um feedback aqui nos comentários pra gente falar sobre!


(Trailer do curta metragem "Absorvendo o Tabu")



Comentários

  1. Não conhecia o documentário, mas após a leitura do texto, vou procurá-lo. O tema e as questões abordadas são muito interessantes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste e depois me conta o que achou! O tema é interessante e muito bem abordado no documentário

      Excluir
  2. Quero muito assistir esse documentário, já está na minha lista. Vou assistir em breve e volto aqui para falar minha opinião a respeito dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste mesmo! São só vinte minutinhos que passam rápido por ser tão interessante!

      Excluir
  3. Também me interessei pela abordagem do documentário e vou assistir...

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme quando fiz a maratona do último Oscar. Bem interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ana López Navajas: a professora que resgata mulheres que a história quis apagar

Indicação: Série "Coisa Mais Linda"

Heloisa Buarque de Hollanda lança três livros hoje em Belo Horizonte